Para decidir com qual receita começaria, resolvi fazer uma pequena votação, selecionei todos os primeiros itens do livro da Dona Benta (pois queria começar com ele) e pedi opinião do Rô (melhor namorado do mundo), Biel (irmão amado), Nati (amiga e cunhadinha amada) e Bianca (amiga do trabalho). Cada um votou em ao menos 5 itens. O item vencedor estava na parte de frangos, mas foi uma surpresa descobri que na verdade é uma entrada. Já pensava em fazer 3 pratos ao menos (entrada, prato principal e sobremesa), tive de repensar os outros, que falarei em outro post, mas adorei a escolha, pois era uma das minhas opções também.
A receita falava em 600g de coxinha da asa (ou drumet), mas achei pouco e resolvi dorbrar, ainda bem, pois eramos 6 e foi a conta. O molho acabou que não dobrei, esqueci mesmo...rs Mas acho que deu relativamente bem.
Inicialmente se tempera as coxinhas só com sal e pimenta-do-reino, fiz e deixei pegar o tempero enquanto fazia as outras coisas, depois coloquei o óleo para esquentar. Deveria ter passado na farinha de trigo antes de fritar, as 3 primeiras ficaram sem, pois esqueci (já falei que sou super esquecida e desligada, né?!? rs), mas as seguintes fiz direitinho, coloquei a farinha em um saco plástico sacudi com a coxinha dentro e depois dei uma batidinha para tirar o excesso. Aí é só fritar.
Enquanto vai fritando, é para se fazer o molho que é super rápido, leva açúcar mascavo, vinagre de maçã, manteiga, molho de pimenta-vermelha e sal. Achei meio fraco de pimenta quando provei (e olha que nem gosto tanto de coisa ardida como meu irmão e meu primo Leandro), então coloquei mais do que a receita falava, bem mais na verdade... Mas aí foi no olhometro mesmo e provando...
Depois de fritas as coxinhas devem ser escorridas no papel toalha e então já na travessa que levei à mesa misturei o molho. Provei um pedacinho antes de colocar o molho, já estava boa para comer acompanhada de um chopp para quem gosta, ou uma caipirinha, no meu caso... ;)
Frito e com casquinha crocante |
Havaliação final: Para entrada, acho que daria para umas 4 pessoas no máximo, o livro tem esse defeito, a maioria das receitas não fala para quantas pessoas dá, normalmene varia entre 4 e 6, não é muito trabalhoso, faz muita sugeira, não podemos considerar um prato saldável, e depois da pimenta ajustada ficou muito bom e com um quê de agri-doce. Não sei se menos molho fez tanta falta assim, mas a possível falta de pimenta se não tivesse sido ajustada faria bem mais.
Recomendo (com os ajustes)!!!
Resultado final |
Agradecimentos: Rô, Biel, Nati, Bianca, D. Ceição (mãe) e Tia Ana por serem as cobaias da vez. ;)
2 comentários:
Adorei! Vou experimentar...
Estava com vontade de reanimar meu blog igual zinco vc fez aqui... Será que consigo!
Beijos
*igualzinho
Postar um comentário